Pages

Sunday, 4 August 2013

MULHER (WOMAN)

MULHER.

Não é pra ser compreendida, é pra ser aceita tal como é. Você pode não ter percebido, mas ela estará sempre ao seu lado como cuidadora nas formas de mãe, avó, tia, irmã, sobrinha, esposa, filha, amiga, vizinha, professora, enfermeira, faxineira.

Salvo em raras exceções, lembre-se, que alguma delas deve ter lhe dado as primeiras refeições, limpou seus excrementos, te ensinou a andar, a falar e depois a ler e escrever, afinal, quase 90% das professoras do ensino básico primário, são formadas por mulheres.

Você nasceu? Que ótimo. Não existe exceções para o seu nascimento. Não importa se sua mãe é desconhecida, se foi uma péssima mãe ou se não foi uma mãe suficiente boa, mas é certeza que UMA te colocou no mundo!

Foi preso? Alguma estará lá no dia de visita, passando por aquela rotina angustiante de ficar na fila e ser examinada até em suas partes íntimas. Muitas engravidarão de ti lá dentro mesmo. Nos presídios femininos, a fila de homens pra ver suas companheiras, amigas, irmãs, filhas e etc, é quase nula. Normalmente cumprem suas penas só tendo a presença de alguma outra mulher solidária.

Está doente? Ah, certamente uma estará lá ao seu lado, passando as noites contigo no hospital ou ministrando um remedinho na hora certa, limpando seus excrementos, enfim.. Pode ser a enfermeira, afinal, a maioria destes profissionais é formado pelo contingente feminino.

Sucesso na vida? Se gaba de não precisar de ninguém, nem mesmo de uma esposa pra ser feliz e paga uma empregada doméstica pra lavar, passar, cozinhar e limpar? Sim, então você continua precisando de uma.

Está velho? Olhe bem se não há uma esposa, uma filha, uma neta, uma sobrinha, uma enfermeira, uma vizinha, uma amiga... Se não há nenhuma, pense bem...

Você pode não ter visto, não ter percebido, mas a maioria sempre terá uma leoa pra enfrentar lado a lado contigo. Alguma delas já passou em sua vida e vai continuar presente no teu futuro.

Procure na História por elas...

Photo: A black mother defends her son during a police raid in a poor neighborhood of Rio de Janeiro. In Brazil, young blacks are killed by the police or urban violence.

Luh Souza

No comments:

Post a Comment